Trabalhos Científicos

O prazo para submissão encerra-se em:
 

dias


horas


minutos


SEGUNDOS

 



I – Datas e Prazos

1) O sistema estará aberto para receber submissões a partir de 01/04/2025.

2) A data limite para envio de trabalhos/resumos será 01/07/2025, podendo ser prorrogada a critério da comissão organizadora do evento.



II – Instruções Gerais para submissão de resumos

Antes de enviar o resumo, deve-se atentar para as seguintes condições:

  • Para submissão de resumos, será necessário que o autor responsável pelo envio esteja inscrito no Congresso Brasileiro de AVC 2025. O pagamento da inscrição poderá ser feito concomitante ou posteriormente, a critério do autor responsável. Caso deseje, poderá ser realizado o pagamento da inscrição após a divulgação do aceite do seu resumo.
  • Os resumos devem ser enviados apenas uma vez. Qualquer envio posterior será desconsiderado. Os demais autores do trabalho que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já enviado previamente. O autor apresentador será responsável por garantir que todos os co-autores estejam cientes do conteúdo do resumo e concordem com o seu conteúdo, antes de enviar o mesmo.
  • Resumos de trabalhos que já foram apresentados previamente em outro evento nacional não serão considerados para submissão no Congresso Brasileiro de AVC – AVC 2025.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

 

O envio do resumo se dará exclusivamente através do site do congresso e deve ser enviado apenas uma vez seguindo as seguintes instruções:

1) No site, acesse a área MEU LOGIN, insira login e senha (cadastrados durante o processo de inscrição). Novos menus serão exibidos.

a. Para acessar a área MEU LOGIN, o usuário deve informar o seu E-MAIL e SENHA. Caso tenha esquecido sua senha, há possibilidade de recuperá-la através do um link com o texto “Esqueceu sua senha?” localizado abaixo do formulário de login.

2) Clique no menu [MEUS TRABALHOS], e siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos, preenchendo todos os campos deste formulário.

3) Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

4) Serão aceitos trabalhos de duas modalidades:

a. Trabalho Científico

b. Relato de Caso

5) Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente para apresentação de POSTER ELETRÔNICO. Ao final do processo de avaliação de trabalhos, a Comissão Científica fará uma pré-seleção dos melhores trabalhos para serem apresentados como TEMA LIVRE ORAL (informações adicionais no item IV).

6) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique no ícone de usuário que representa o seu perfil no canto superior direito e, em seguida, clique em “Sair”.

7) Após o envio do resumo, o autor responsável receberá um e-mail automático, confirmando as informações cadastradas. Em caso de inconsistências ou erros das informações, o autor poderá acessar sua “ÁREA RESTRITA/MEU LOGIN” e efetuar as alterações pertinentes apenas até a data limite para submissão dos resumos.

8) Caso o autor não receba o e-mail automático de confirmação, o resumo poderá não ter sido submetido corretamente. Neste caso, orientamos que entre em contato com a organização, através do canal Fale Conosco, informando o problema ocorrido.

9) Para acessar a área MEU LOGIN, o usuário deve informar o seu E-MAIL e SENHA. Para recuperar a sua senha há um link com o texto “Esqueceu sua senha?”, localizado abaixo do formulário de login.

10) Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor responsável pela submissão, exclusivamente através do e-mail cadastrado no formulário on-line. O mesmo deverá encarregar-se de repassar as informações aos co-autores.



III – Regras de formatação para os resumos enviados

1) Todos os resumos deverão ser enviados e apresentados em língua portuguesa ou inglesa, com gramática e ortografia corretas, e de qualidade adequada.

2) O título do trabalho deve ser conciso e refletir adequadamente o conteúdo do trabalho a ser apresentado.

3) Cada autor poderá ser responsável por, no máximo, 03 trabalhos submetidos. IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem que constar na lista de autores.

4) O texto do resumo não deverá exceder 300 palavras com espaços (não incluídos títulos e autoria/filiação).

5) Os resumos devem ser apresentados em texto com um único parágrafo, e incluir de forma estruturada os itens a seguir:

 

Para resumos na modalidade de TRABALHO CIENTÍFICO, detalhados com:

  • TÍTULO: Limitado ao máximo de 240 caracteres, incluindo espaços
  • AUTORES: Incluir os nomes completos do autor principal e dos co-autores, separados entre si por ponto e vírgula. Será permitido um máximo de 10 autores (1 autor principal e 9 co-autores)
  • FILIAÇÃO: Listar as instituições de filiação de cada um dos autores
  • PALAVRAS-CHAVE: Deverão ser informadas até 4 palavras-chave que servem para categorizar o trabalho enviado
  • CORPO DO TEXTO: Em parágrafo único com limite de 300 palavras
  • Seções do texto: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS, CONCLUSÃO

 

Para resumos na modalidade RELATOS DE CASO, deverão ser estruturados em:

  • TÍTULO: Limitado ao máximo de 240 caracteres, incluindo espaços
  • AUTORES: Incluir os nomes completos do autor principal e dos co-autores, separados entre si por ponto e vírgula. Será permitido um máximo de 10 autores (1 autor principal e 9 co-autores)
  • FILIAÇÃO: Listar as instituições de filiação de cada um dos autores
  • PALAVRAS-CHAVE: Deverão ser informadas até 4 palavras-chave que servem para categorizar o trabalho enviado
  • CORPO DO TEXTO: Em parágrafo único com limite de 300 palavras
  • Seções do texto: INTRODUÇÃO: informar a motivação para o relato do caso e as bases da patologia apresentada; DESCRIÇÃO DO CASO: descrever detalhadamente o caso; DISCUSSÃO: informar a importância do caso descrito comparando seus achados com dados da literatura médica atual.

 

6) Não serão aceitas revisões bibliográficas ou de literatura, excetuando-se revisões sistemáticas e/ou metanálises, que serão aceitas normalmente na modalidade “Trabalho Científico”.

7) Recomenda-se o uso de abreviações padrão. Se houver menção a abreviações especiais ou incomuns, indique entre parênteses, após a palavra completa, na primeira vez em que esta abreviação aparece no texto.

8) Para a modalidade relatos de casos, a comissão científica recomenda que sejam enviados apenas casos incomuns, ou casos de doenças cerebrovasculares comuns com evolução atípica que tenham relevância científica.

9) A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionados no corpo do texto.

10) O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido (Ver item IV Temas).

11) Não será permitida a inclusão de imagens ou tabelas ao sistema de envio de trabalhos.

12) Não deverão ser incluídas referências bibliográficas no envio eletrônico do trabalho.

13) Recomenda-se o uso de nomes genéricos de medicamentos ou dispositivos, quando aplicável. A descrição do resumo deverá ser equilibrada e não deverá transparecer conteúdo promocional ou de cunho comercial.

14) Textos de resumos contendo afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão aprovados.

15) Não serão aceitos resumos cujos resultados estejam pulverizados em diferentes resumos enviados.

16) O Comitê do Programa Científico se reserva o direito de decidir sobre a aceitação ou rejeição do resumo submetido, e nos casos eleitos pelo comitê científico para apresentações orais, em qual grupo será a alocação final do trabalho.

17) A Comissão Científica se reserva o direito de não precisar informar ao autor responsável os motivos de recusa de um resumo enviado.



IV – Temas das sub-áreas

Para fins de análise e programação, os resumos serão divididos nas seguintes áreas temáticas das doenças cerebrovasculares:

 

1. Ciências básicas / Anatomia / Modelos experimentais

2. Fatores de risco / Epidemiologia

3. Estratégias preventivas e medidas populacionais

4. Atendimento pré-hospitalar / rede de atenção primária

5. Atendimento de emergência no AVC agudo

6. Neuroimagem nas doenças cerebrovasculares

7. Tratamento agudo endovascular

8. Tratamento agudo não-endovascular

9. Cuidados hospitalares em doenças cerebrovasculares / Unidade de AVC

10. Neurointensivismo

11. Diagnóstico etiológico nas doenças cerebrovasculares

12. Reabilitação pós AVC

13. Hemorragia intracraniana

14. Aneurismas e malformações vasculares (MAVs)

15. Trombose venosa cerebral

16. Doença de grandes vasos

17. Interação cérebro-coração

18. AVC pediátrico e juvenil

19. Neurossonologia

20. Miscelânea (trabalhos que não se encaixem nas áreas temáticas 1 a 19)

21. Congresso Catarinense de Neurologia (Neurologia Geral)*

 

* Os trabalhos enviados para a área temática 21 não concorrem às premiações do evento e serão apresentados somente em formato e-poster. O tema submetido não pode ser relacionado a doenças cerebrovasculares.



V - Informações importantes – Resumos aceitos

1) O resultado da seleção de trabalhos aceitos e selecionados será divulgado na área restrita do autor, no menu “Minhas submissões” após o dia 26/08/2025.

2) As modalidades de apresentação para as quais cada trabalho poderão ser selecionados serão: Apresentação de pôster eletrônico, Temas livres orais, Casos clínicos orais.

3) A apresentação em qualquer uma das modalidades aprovadas deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho.

4) Se o autor principal do resumo não puder apresentar o trabalho no Congresso Brasileiro de AVC 2025, outro autor do trabalho poderá realizar a apresentação, desde que este autor apresentador esteja com a inscrição confirmada no Congresso, ou seja, com o pagamento efetuado.

5) Replicam-se aos apresentadores de trabalhos, a mesma regra de autores responsáveis pelas submissões, ou seja, respeitar o limite de 3 trabalhos submetidos ou apresentações por inscrição.

6) Se aceitos, os resumos serão publicados na revista oficial do evento: Arquivos do Congresso Brasileiro de AVC, publicação oficial do Congresso Brasileiro de AVC da SBAVC, ISSN 2764-1562.

7) A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou quaisquer outros custos relacionados com a apresentação dos trabalhos, mesmo os que apresentarão seus trabalhos nas sessões de Temas Livres ou Casos Clínicos.

8) Será emitido apenas 01 (um) certificado online por trabalho apresentado. A ordem dos autores seguirá conforme a cadastrada no momento da submissão.

9) Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificados, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível realizar alterações quanto à grafia do título, resumo ou nome dos autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.



VI - Instruções para trabalhos aprovados – APRESENTAÇÃO DE PÔSTER DIGITAL

Os autores dos resumos de trabalhos enviados na modalidade “Trabalhos Científicos” ou “Casos Clínicos” selecionados para apresentação de pôsteres pela Comissão Científica serão comunicados e escalados para apresentação de seu pôster digital área de exposição.

Orientações:

  • Após a seleção do trabalho para APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES o autor responsável pelo envio deve enviar o pôster digital pelo sistema do site do Congresso.

 

- Instruções para envio do Pôster Eletrônico:

1. Prazo para envio do pôster digital:  [EM BREVE] - somente através do site do congresso. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.

2. Os trabalhos aprovados para pôster ficarão expostos nos totens digitais do Congresso, devendo o autor enviar o arquivo de apresentação em PDF seguindo o modelo de apresentação disponível.

3. A emissão do certificado da apresentação é condicionada ao envio da apresentação e apresentação presencial do pôster na data e horário determinados durante o período do evento.

4. [CLIQUE AQUI] para fazer o download do modelo padrão de pôster digital. [EM BREVE]

​​

  • A apresentação oral deverá ser feita em 5 minutos para as comissões avaliadoras que passarão pela área de exposição na data e horário determinados no Cronograma de apresentação dos pôsteres [EM BREVE]
  • Caso nenhum dos autores esteja presente para realizar a apresentação do pôster no horário determinado, o certificado relacionado a apresentação de pôster não será emitido.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Minhas submissões] e previamente estipulado no programa científico do congresso. Considere a instrução específica deste menu para o trabalho aprovado - no Campo "Apresentação". [EM BREVE]


VII - Instruções para trabalhos aprovados para apresentação oral em sessão de TEMAS LIVRES ORAIS

Os autores dos resumos de trabalhos enviados na modalidade “Trabalhos Científicos” selecionados pela Comissão Científica serão comunicados e escalados para apresentação no formato ao vivo em sessões específicas de TEMAS LIVRES ORAIS na programação do congresso.

Orientações:

  • A apresentação oral deverá ser feita em 08 minutos, havendo mais 02 minutos para discussão.
  • O autor apresentador deverá usar o modelo de slides padrão do evento para elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
  • [CLIQUE AQUI] para fazer o download do modelo de slide padrão para trabalho científico. [EM BREVE]
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint), utilizando o modelo padrão e comparecer com antecedência de no mínimo 1 hora ao Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento para apresentar o trabalho, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado relacionado à apresentação oral.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Minhas submissões] e previamente estipulado no programa científico do congresso. Considere a instrução específica deste menu para o trabalho aprovado - no Campo "Apresentação". [EM BREVE]
  • Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.
  • Os trabalhos definidos para apresentação oral de TEMAS LIVRES não estão isentos de enviar o arquivo de pôster digital do trabalho, para que ele fique em exibição na área designada durante o evento.
  • A Comissão Científica se reserva ao direito de revisar o material apresentado para submissão, e sugerir complementação bibliográfica ao apresentador, caso seja necessário.
  • A Comissão Científica não se responsabilizará pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.


VIII - Instruções para trabalhos aprovados para apresentação oral em sessão de CASOS CLÍNICOS

Os trabalhos enviados na modalidade “Casos Clínicos” serão avaliados pela Comissão Científica, a qual escolherá 5 casos para compor a sessão científica presencial “Desafios na prática neurovascular: casos clínicos”.

A seleção será feita com base na qualidade da apresentação do resumo, raridade da doença ou manifestação apresentada, bem como na relevância clínica do caso.

Orientações:

  • O autor apresentador do caso selecionado deverá elaborar a apresentação oral utilizando o modelo de slides padrão do evento, que deverá ser enviado na área restrita do participante até o dia 15/09/2025.
  • A apresentação deverá conter: descrição do caso em sequência lógica dos eventos (história clínica, exame físico geral e neurológico, exames complementares, diagnóstico e conduta (se aplicável), seguida de revisão literária breve devidamente referenciada sobre a condição apresentada, e uma breve discussão sobre a relevância do caso.
  • Figuras ilustrando achados de exame físico, exames complementares ou que adicionem outras informações relevantes ao caso são bem-vindas, desde que preservada a anonimidade do paciente.
  • A apresentação oral deverá ser feita em 10 minutos, e haverá mais 5 minutos para debate com moderadores e plateia.
  • [CLIQUE AQUI] para fazer o download do modelo de slide padrão para caso clínico. [EM BREVE]
  • No primeiro dia do evento, o apresentador escolhido deve comparecer ao media desk e confirmar sua presença. Caso nenhum dos autores esteja presente para apresentar, o caso não será apresentado e o tema será substituído.
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento para apresentar o trabalho, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado relacionado à apresentação oral.
  • A data e horário da sessão serão disponibilizados na aba Programação Científica do evento, e estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Minhas submissões].
  • Os casos clínicos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.
  • Os trabalhos definidos para apresentação oral de CASOS CLÍNICOS não estão isentos de enviar o arquivo de pôster digital do trabalho, para que ele fique em exibição na área designada durante o evento.
  • A Comissão Científica se reserva ao direito de revisar o material apresentado para submissão, e sugerir complementação bibliográfica ao apresentador, caso seja necessário.
  • A Comissão Científica não se responsabilizará pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.


IX - Premiação

Os trabalhos enviados em cumprimento com todas as regras e devidamente apresentados concorrerão às premiações abaixo:

  • Trabalho científico - 1º Lugar - 03 inscrições para o XVI Congresso Brasileiro de AVC e certificação como Prêmio Norberto Cabral;
  • Trabalho científico - 2º Lugar - 02 inscrições para o XVI Congresso Brasileiro de AVC e certificado;
  • Trabalho científico - 3º Lugar - 01 inscrição para o XVI Congresso Brasileiro de AVC e certificado;
  • Melhor Caso Clínico – 01 inscrição para o XVI Congresso Brasileiro de AVC e certificado;
  • Melhor pôster digital - 01 inscrição para o XVI Congresso Brasileiro de AVC e certificado.


X - Publicação

Todos os resumos aprovados serão publicados na revista digital Arquivos do Congresso Brasileiro de AVC, publicação oficial da Sociedade Brasileira de AVC (ISSN 2764-1562).



XI - Certificados

Após o congresso, os certificados eletrônicos dos trabalhos aprovados serão disponibilizados ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão, além como certificados adicionais para eventuais premiações.

Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para apresentar o trabalho e receber o certificado posteriormente.

Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso.  Importante: É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrição informado acima, caso houver.

Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do XV Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares.



Realização

gerenciamento


agência de turismo